terça-feira, 12 de março de 2013

E.E.B. SÃO MIGUEL – SÃO MIGUEL DO OESTE – SC PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA SÉRIES: 1ª , 2ª, 3ª – Ensino Médio PROFESSORA: LEIDIMARA DEMOZZI NILMA LUTZ 1. JUSTIFICATIVA Ao participarmos de um mundo em que os avanços tecnológicos, através de processos comunicativos, aproximam povos e culturas torna-se essencial estudar e conhecer a estrutura de uma língua estrangeira moderna, no caso, ESPANHOL, sendo necessário encará-la como um elemento básico da vida social, pois com a criação e ampliação do MERCOSUL essa necessidade integrativa se apresenta e se realiza, não somente, nos aspectos políticos e econômicos, mas também, culturais e sociais. Dessa forma, sem o domínio da língua, torna-se difícil qualquer tipo de organização, bem como a mediação de conhecimento. Para que essa integração se efetive, é necessário buscar alternativas para derrubar barreiras linguísticas, visando principalmente ao maior entendimento e desenvolvimento do processo educativo. A aquisição de uma língua estrangeira não implica somente na construção de novas formas linguísticas, mas sim, e principalmente, na apropriação de um conjunto de habilidades e conhecimentos que possibilitam a efetiva interação entre as culturas envolvidas, proporcionando o conhecimento do novo e a compreensão do já existente em um processo de intercambio entre povos hispano- luso- falantes, ou seja, aumenta a compreensão da própria língua materna e ao mesmo tempo contribui para a apreciação dos costumes e valores de outra cultura, consequentemente, possibilita aumentar a admiração por sua própria cultura. 2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral • Conhecer e usar a língua estrangeira moderna – Espanhol como instrumento de interação e acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. 2.2 Objetivos Específicos * Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. * Conhecer sistema linguístico do idioma espanhol. * Compreender e usar a língua como veículo de participação social. Interação dialógica, geradora de significação e integradora do mundo e da própria identidade. * Conhecer aspectos culturais e históricos dos países falantes de língua espanhola. * Associar vocábulos e expressões de um texto em língua espanhola ao seu tema. * Relacionar um texto em língua espanhola, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social. * Reconhecer a importância da produção cultural em língua espanhola como representação da diversidade cultural e linguística. * Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. 3. ESTRATÉGICAS METODOLÓGICAS O procedimento metodológico apresentará um caráter interdisciplinar e considerará as diferenças individuais, bem como o contexto no qual o indivíduo se insere. Serão propostas atividades diversificadas, interativas e interdisciplinares. Para isso, serão utilizadas, dentre outras, as seguintes estratégias: •Leitura com objetivos variados: estratégias para adequação do texto/contexto à leitura; utilização de dados para confirmar hipóteses de leitura; resolução de dúvidas com instrumentos de consulta; socialização de experiências de leitura; estratégias de compreensão/interação; •Atividades argumentativas; •Construção de textos; •Confecção de folders, charges e tiras de humor; •Seminários; •Mesa redonda; •Debates; •Pesquisas bibliográficas; •Pesquisa na Internet; •Dramatizações; •Produções de vídeos; •Análise de filmes; •Oratórias. 4. CONTEÚDOS Ensino Médio 1ª Série 1° Bimestre • Usos sociais da língua. • O alfabeto. • Como solicitar e dar informações. • Presente do indicativo - ser y estar. • Agradecer e perguntar. • Artigos definidos e indefinidos • Dias da semana • Meses do ano 2° Bimestre • Artigo neutro LO. • Acentuação gráfica. • Numerais cardinais. • Apócope de numerais e adjetivos. • Perguntar, desejar e responder. • Contrações do artigo. • Conjunções. • Os membros da família. • Os alimentos. 3° Bimestre • Número do substantivo. • Gênero do substantivo. • Profissões. • Expressar sentimentos. • Vocabulário relacionado aos sentimentos. • Pedir e dar informações sobre lugar. • Pronomes possessivos e demonstrativos. • Paradigma de verbos de 1ª e 2ª conjugação. 4° Bimestre • Acentuação - casos especiais. • Situar ação passada. • Emprego dos pretéritos. • Cultura espanhola. • Curiosidades sobre o natal. • Gostos e afinidades. • Advérbios • Formas de perguntar e responder a hora. • Datas comemorativas. • Modo subjuntivo e imperativo. 2° ANO 1° Bimestre • A família. • Pronomes possessivos • Produção de frases e textos. • Singular e plural. • Cultura espanhola (pesquisa) • Sinopses de filmes. • Uso de muy e mucho. 2° Bimestre • Numerais. • ModaIidades esportivas. Vocabulário relacionado ao esporte. • Uso do gerúndio. • Verbos- presente do indicativo. • Danças espanholas ( pesquisa) • Apresentação de trabalhos - curriculum vitae. • Literatura espanhola e hispanoamericana. 3° Bimestre * As conjunções. * História em quadrinhos. * Pretérito imperfeito. * Cultura Inca. * Produção de narrativas- dramatizações- montar elenco. * Aumentativo e diminutivo. *Uso dos porquês. 4° Bimestre * Pretérito perfeito. * Pretérito Indefinido. * Uso de C ou Z. * Música e dança. * Verbos de cambio. * Refrões e frases feitas. * Literatura espanhola. 3ª série 1º Bimestre *Leitura e interpretação de texto. *Verbos no Futuro Imperfeito do Indicativo. *Produção de texto: Conto. *Acentuação gráfica. *Verbos no Condicional Simples. *Correspondência comercial. *Vocabulário relacionado à Internet. *Verbos no Presente do Subjuntivo. 2º Bimestre *Leitura e interpretação de texto. *Verbos no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo. *Verbos no Pretérito Perfeito do Subjuntivo. *Produção de texto: Entrevista. *Vocabulário relacionado aos problemas sociais. *Produção de texto: Texto de opinião. *A argumentação. 3º Bimestre *Leitura e interpretação de textos. *Verbos no modo Imperativo. *Produção de texto: Receitas e textos instrucionais. *Advérbios e locuções adverbiais. *Produção de texto: Texto descritivo. *Gêneros literários. *Literatura espanhola e hispanoamericana. *Ditados e frases feitas. 4º Bimestre *Leitura e interpretação de texto. *Heterossemânticos e heterotônicos. *Vocabulário relacionado à cultura. *Preposições. *Produção de texto: A crônica. *Regime preposicional. *Literatura espanhola e hispanoamericana. *Os pronomes complemento. *Vocabulário relacionado à música. *Produção de texto: Os discursos direto e indireto. Observação: Serão trabalhadas as quatros habilidades (fala/escuta, leitura/escritura), de forma a aproximar sempre escrita e fala, realizando, para tanto, atividades de leitura, compreensão auditiva, interpretação e produção. 5. AVALIAÇÃO A avaliação será contínua, uma vez que seu sentido fundamental é o movimento, a transformação, o que implica em um processo de interação entre educador e educando bem como dos educandos entre si. Dessa forma, levar-se-á em conta, além da produção, participação, assiduidade, pontualidade, organização, respeito aos colegas e ao patrimônio comum. Serão considerados, para a avaliação, atividades realizadas em sala de aula e extraclasse, trabalhos individuais e em grupo, provas individuais e em grupo, práticas de oralidade, valorizando sempre o crescimento do educando no processo. 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARROS, Luizete Guimarães et alii. Hispanismo 2004. Florianópolis: UFSC, 2006. CHOMSKY, N. Reflexões sobre a linguagem. São Paulo: Cultrix, 1975. GALEANO, Eduardo. El libro de los abrazos. Buenos Aires: Catálogos S.R.L., 2004. GONZÁLEZ Hermoso, Alfredo. Conjugar es fácil. 2 ed. Madrid: Edelsa, 1996. GONZÁLEZ, A. Hermoso; CUENOT, J. R; ALFARO, M. Sánchez . Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997. HERNÁNDEZ, Guillermo. Análisis gramatical – teoria y práctica. Madrid: Sociedad Gen. Española Librerías, 1990. ________________. Memorias del fuego 3: los nacimientos. Madrid: Siglo XXI, 1986. ________________. Memorias del fuego 1: los nacimientos. Madrid: Siglo XXI, 1984. LA NACIÓN. Clasificados. Buenos Aires. LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 1987. LLORACH. Gramática de la Lengua Española. Madrid: ESPASA, 1998. MARTÍN, Ivan. Síntesis: curso de lengua española: ensino medio – Ivan Martín. São Paulo: Ática, 2010. MILANI, Maria Esther. Gramática para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000. NERUDA, Pablo. Confieso que he vivido. 1ed. Chile, 2005. Orientações curriculares para o Ensino Médio – PCNEM. Linguagens, códigos e suas tecnologias-Conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica, 2006. SÁNCHEZ, Aquilino; SARMIENTO, Ramón. Gramática básica del español: norma y uso. 5. ed. [ampl]. Madrid: SGEL, 1993. SECO, Manuel. Diccionario de dudas de la Real Academia Española. Madrid: Espasa, 2001. VÁZQUEZ, Germán; MARTÍNEZ DÍAZ, Nelson. História de América Latina. Madrid: SGEL, 1990. http://cvc.cervantes.es http://www.rae.es

Nenhum comentário: