terça-feira, 12 de março de 2013
E.E.B. SÃO MIGUEL – SÃO MIGUEL DO OESTE – SC
PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA SÉRIES: 1ª , 2ª, 3ª – Ensino Médio
PROFESSORA: LEIDIMARA DEMOZZI
NILMA LUTZ
1. JUSTIFICATIVA
Ao participarmos de um mundo em que os avanços tecnológicos, através de processos comunicativos, aproximam povos e culturas torna-se essencial estudar e conhecer a estrutura de uma língua estrangeira moderna, no caso, ESPANHOL, sendo necessário encará-la como um elemento básico da vida social, pois com a criação e ampliação do MERCOSUL essa necessidade integrativa se apresenta e se realiza, não somente, nos aspectos políticos e econômicos, mas também, culturais e sociais. Dessa forma, sem o domínio da língua, torna-se difícil qualquer tipo de organização, bem como a mediação de conhecimento. Para que essa integração se efetive, é necessário buscar alternativas para derrubar barreiras linguísticas, visando principalmente ao maior entendimento e desenvolvimento do processo educativo.
A aquisição de uma língua estrangeira não implica somente na construção de novas formas linguísticas, mas sim, e principalmente, na apropriação de um conjunto de habilidades e conhecimentos que possibilitam a efetiva interação entre as culturas envolvidas, proporcionando o conhecimento do novo e a compreensão do já existente em um processo de intercambio entre povos hispano- luso- falantes, ou seja, aumenta a compreensão da própria língua materna e ao mesmo tempo contribui para a apreciação dos costumes e valores de outra cultura, consequentemente, possibilita aumentar a admiração por sua própria cultura.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
• Conhecer e usar a língua estrangeira moderna – Espanhol como instrumento de interação e acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
2.2 Objetivos Específicos
* Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
* Conhecer sistema linguístico do idioma espanhol.
* Compreender e usar a língua como veículo de participação social. Interação dialógica, geradora de significação e integradora do mundo e da própria identidade.
* Conhecer aspectos culturais e históricos dos países falantes de língua espanhola.
* Associar vocábulos e expressões de um texto em língua espanhola ao seu tema.
* Relacionar um texto em língua espanhola, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
* Reconhecer a importância da produção cultural em língua espanhola como representação da diversidade cultural e linguística.
* Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
3. ESTRATÉGICAS METODOLÓGICAS
O procedimento metodológico apresentará um caráter interdisciplinar e considerará as diferenças individuais, bem como o contexto no qual o indivíduo se insere. Serão propostas atividades diversificadas, interativas e interdisciplinares. Para isso, serão utilizadas, dentre outras, as seguintes estratégias:
•Leitura com objetivos variados: estratégias para adequação do texto/contexto à leitura; utilização de dados para confirmar hipóteses de leitura; resolução de dúvidas com instrumentos de consulta; socialização de experiências de leitura; estratégias de compreensão/interação;
•Atividades argumentativas;
•Construção de textos;
•Confecção de folders, charges e tiras de humor;
•Seminários;
•Mesa redonda;
•Debates;
•Pesquisas bibliográficas;
•Pesquisa na Internet;
•Dramatizações;
•Produções de vídeos;
•Análise de filmes;
•Oratórias.
4. CONTEÚDOS
Ensino Médio
1ª Série
1° Bimestre
• Usos sociais da língua.
• O alfabeto.
• Como solicitar e dar informações.
• Presente do indicativo - ser y estar.
• Agradecer e perguntar.
• Artigos definidos e indefinidos
• Dias da semana
• Meses do ano
2° Bimestre
• Artigo neutro LO.
• Acentuação gráfica.
• Numerais cardinais.
• Apócope de numerais e adjetivos.
• Perguntar, desejar e responder.
• Contrações do artigo.
• Conjunções.
• Os membros da família.
• Os alimentos.
3° Bimestre
• Número do substantivo.
• Gênero do substantivo.
• Profissões.
• Expressar sentimentos.
• Vocabulário relacionado aos sentimentos.
• Pedir e dar informações sobre lugar.
• Pronomes possessivos e demonstrativos.
• Paradigma de verbos de 1ª e 2ª conjugação.
4° Bimestre
• Acentuação - casos especiais.
• Situar ação passada.
• Emprego dos pretéritos.
• Cultura espanhola.
• Curiosidades sobre o natal.
• Gostos e afinidades.
• Advérbios
• Formas de perguntar e responder a hora.
• Datas comemorativas.
• Modo subjuntivo e imperativo.
2° ANO
1° Bimestre
• A família.
• Pronomes possessivos
• Produção de frases e textos.
• Singular e plural.
• Cultura espanhola (pesquisa)
• Sinopses de filmes.
• Uso de muy e mucho.
2° Bimestre
• Numerais.
• ModaIidades esportivas. Vocabulário relacionado ao esporte.
• Uso do gerúndio.
• Verbos- presente do indicativo.
• Danças espanholas ( pesquisa)
• Apresentação de trabalhos - curriculum vitae.
• Literatura espanhola e hispanoamericana.
3° Bimestre
* As conjunções.
* História em quadrinhos.
* Pretérito imperfeito.
* Cultura Inca.
* Produção de narrativas- dramatizações- montar elenco.
* Aumentativo e diminutivo.
*Uso dos porquês.
4° Bimestre
* Pretérito perfeito.
* Pretérito Indefinido.
* Uso de C ou Z.
* Música e dança.
* Verbos de cambio.
* Refrões e frases feitas.
* Literatura espanhola.
3ª série
1º Bimestre
*Leitura e interpretação de texto.
*Verbos no Futuro Imperfeito do Indicativo.
*Produção de texto: Conto.
*Acentuação gráfica.
*Verbos no Condicional Simples.
*Correspondência comercial.
*Vocabulário relacionado à Internet.
*Verbos no Presente do Subjuntivo.
2º Bimestre
*Leitura e interpretação de texto.
*Verbos no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.
*Verbos no Pretérito Perfeito do Subjuntivo.
*Produção de texto: Entrevista.
*Vocabulário relacionado aos problemas sociais.
*Produção de texto: Texto de opinião.
*A argumentação.
3º Bimestre
*Leitura e interpretação de textos.
*Verbos no modo Imperativo.
*Produção de texto: Receitas e textos instrucionais.
*Advérbios e locuções adverbiais.
*Produção de texto: Texto descritivo.
*Gêneros literários.
*Literatura espanhola e hispanoamericana.
*Ditados e frases feitas.
4º Bimestre
*Leitura e interpretação de texto.
*Heterossemânticos e heterotônicos.
*Vocabulário relacionado à cultura.
*Preposições.
*Produção de texto: A crônica.
*Regime preposicional.
*Literatura espanhola e hispanoamericana.
*Os pronomes complemento.
*Vocabulário relacionado à música.
*Produção de texto: Os discursos direto e indireto.
Observação: Serão trabalhadas as quatros habilidades (fala/escuta, leitura/escritura), de forma a aproximar sempre escrita e fala, realizando, para tanto, atividades de leitura, compreensão auditiva, interpretação e produção.
5. AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, uma vez que seu sentido fundamental é o movimento, a transformação, o que implica em um processo de interação entre educador e educando bem como dos educandos entre si. Dessa forma, levar-se-á em conta, além da produção, participação, assiduidade, pontualidade, organização, respeito aos colegas e ao patrimônio comum. Serão considerados, para a avaliação, atividades realizadas em sala de aula e extraclasse, trabalhos individuais e em grupo, provas individuais e em grupo, práticas de oralidade, valorizando sempre o crescimento do educando no processo.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARROS, Luizete Guimarães et alii. Hispanismo 2004. Florianópolis: UFSC, 2006.
CHOMSKY, N. Reflexões sobre a linguagem. São Paulo: Cultrix, 1975.
GALEANO, Eduardo. El libro de los abrazos. Buenos Aires: Catálogos S.R.L., 2004.
GONZÁLEZ Hermoso, Alfredo. Conjugar es fácil. 2 ed. Madrid: Edelsa, 1996.
GONZÁLEZ, A. Hermoso; CUENOT, J. R; ALFARO, M. Sánchez . Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
HERNÁNDEZ, Guillermo. Análisis gramatical – teoria y práctica. Madrid: Sociedad Gen. Española Librerías, 1990.
________________. Memorias del fuego 3: los nacimientos. Madrid: Siglo XXI, 1986.
________________. Memorias del fuego 1: los nacimientos. Madrid: Siglo XXI, 1984.
LA NACIÓN. Clasificados. Buenos Aires.
LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 1987.
LLORACH. Gramática de la Lengua Española. Madrid: ESPASA, 1998.
MARTÍN, Ivan. Síntesis: curso de lengua española: ensino medio – Ivan Martín. São Paulo: Ática, 2010.
MILANI, Maria Esther. Gramática para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NERUDA, Pablo. Confieso que he vivido. 1ed. Chile, 2005.
Orientações curriculares para o Ensino Médio – PCNEM. Linguagens, códigos e suas tecnologias-Conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica, 2006.
SÁNCHEZ, Aquilino; SARMIENTO, Ramón. Gramática básica del español: norma y uso. 5. ed. [ampl]. Madrid: SGEL, 1993.
SECO, Manuel. Diccionario de dudas de la Real Academia Española. Madrid: Espasa, 2001.
VÁZQUEZ, Germán; MARTÍNEZ DÍAZ, Nelson. História de América Latina. Madrid: SGEL, 1990.
http://cvc.cervantes.es
http://www.rae.es
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário