segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Atividade de aprendizagem

Atividade de aprendizagem

A plurissignificação da linguagem literária

“Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta sem interesse pela resposta pobre ou terrível que lhe deres: Trouxeste a chave?”
Drummond


Problematização

A linguagem, principalmente a presente nos textos literários, está marcada pela plurissignificação e por sua abertura e incompletude.
A primeira característica refere-se ao significado que as palavras e/ou expressões assumem de acordo com o contexto em que estão inseridas. A segunda constitui a possibilidade de o leitor construir o significado do texto a partir de sua bagagem de leitura, de sua imaginação e de sua capacidade de interpretação.
Esse aspecto da linguagem (muito acentuado no texto literário) faz com que o texto seja concluído pelo leitor. O texto somente se torna completo no momento em que o indivíduo lê, tem um entendimento do texto e atribui um significado a ele.
A compreensão da linguagem conotativa é resultado do conhecimento amplo do léxico da língua, bem como das reflexões sobre os usos da mesma e requer dos leitores um curto “amadurecimento” da habilidade de leitura.
Esse processo, para leitores que tem o português como segunda língua e a língua de sinais a sua disposição, exigem, portanto, em um primeiro momento um maior domínio da capacidade criativa, que pode ser expressa por meio da sua língua para que se torne possível o amadurecimento da capacidade lógica cognitiva para aprender uma segunda língua.
Através da língua, as crianças discutem
e pensam sobre o mundo. Elas estabele-
cem relações e organizam o pensamento.
As histórias e a literatura são os meios de
explorar tais aspectos e tornar acessível à
criança todos os recursos possíveis de ser
explorados.(R. M. de Quadros e M. L. P.
Schmiedt)

Partindo-se desse pressuposto, de que os alunos surdos precisam tornar-se leitores na língua de sinais para se tornarem leitores na língua portuguesa, as atividades propostas nessa atividade de aprendizagem destacam o desenvolvimento da capacidade de compreensão leitora utilizando o componente visual-espacial e a interação entre a língua escrita (língua portuguesa).

Conhecimentos científicos a serem trabalhados- Conotação e Denotação.

Objetivos

.Desenvolver a habilidade de leitura da linguagem verbal e não-verbal.
.Ampliar o vocabulário através da leitura de histórias, apólogos e fábulas.
.Compreender o significado das palavras de acordo com o contexto em que estão inseridas.
.Ler textos estabelecendo relações com a época em que foram escritos e com a situação de uso desses textos.
.Promover a interação, através da língua de sinais, da oralidade e da escrita.

Ações

• Exposição de cartoons, através de multimídia, para posterior leitura/análise das imagens*.
• Pesquisa de charges e cartoons em jornais, revistas e internet.
• Socialização das pesquisas.
• Leituras de frases em que a palavra “mão” é empregada com diferentes significados.
• Reescrita das frases, substituindo a palavra ou expressão com significado equivalente.
• Leitura de fábulas.
• Dramatização das fábulas lidas.

* É importante destacar que as imagens nesses cartoons constituem um texto.

Meios

• Leituras
• Pesquisas
• Análises
• Produção escrita (em grupo).
• Dramatização.


Avaliação do Resultado


Será analisada a mudança de comportamento dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado. Considerar-se-á o envolvimento dos educandos nas atividades e o desenvolvimento dos conhecimentos científicos abordados na atividade de aprendizagem. Como o trabalho não será dado como concluído somente com esta atividade , o tema será retomado sempre que houver necessidade..

Observação:Essa atividade será desenvolvida em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Participarão da atividade todos os alunos da turma e o aluno surdo contará com a ajuda da intérprete e do SAED.

Referências bibliográficas

QUADROS, Ronice Maria de. Idéias para ensinar português para surdos. Secretaria de Educação especial. Ministério da Educação.
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA – Língua Portuguesa e Literatura.

Anexos

Sabemos que nossa Língua Portuguesa oferece diversas possibilidades de utilização e interpretação das palavras de acordo com sua significação. A significação determina a utilização adequada dos vocábulos em situações e/ou momentos oportunos. Saber usufruir “bem”, determinará o grau de entendimento, comunicação e inter-relação entre os sujeitos.
Vejamos:

MÃO

Relacione os diversos sentidos da palavra mão ou das expressões em que ela aparece:

(1) Ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
(2) Tinha sob sua mão muitos empregados.
(3 ) Passe mais uma mão de tinta nesta parede.
(4) Dirija na sua mão que nada acontecerá.
(5) Poderia me dar uma mão neste trabalho?
(6) Recolha tudo o que estiver à sua mão.
(7) Não vou abrir mão dos meus direitos.
(8) Esta é uma notícia em primeira mão'.
(9) Não costumo comprar carro de segunda mão.
(10) Tenho que darias mãos à palmatória.
(11) Recebeu o carro de mão beijada.
(12) Vão passando as folhas de mão em mão.
(13) Este quadro foi feito por mão de mestre.
(14) Lancei mão de todos os recursos.
(15) Macaco velho não mete a mão em cum¬buca.
(16) Mãos à obra.
( ) Domínio, poder.
( ) Parte do corpo na extremidade dos braços.
( ) Ajuda, auxílio.
( ) Alcance.
( ) Desistir.
( ) Que ainda não foi divulgada.
( ) Gratuitamente, de graça.
( ) Utilizei-me, servi-me.
( ) Camada.
( ) Direção do trânsito nas ruas e estradas.
( ) Reconhecer a culpa.
( ) Pedir em casamento.
( ) Já usado; o dono atual é o segundo possuidor.
( ) De um para outro; de pessoa em pessoa.
( ) Bem feito.
( ) Não é logrado.
( ) Não trouxe nada, não conseguiu nada.
( ) Atirar-se ao trabalho com entusiasmo.
( ) Ter absoluta confiança na honestidade de
alguém.

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