terça-feira, 12 de março de 2013

E.E.B. SÃO MIGUEL – SÃO MIGUEL DO OESTE – SC COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA PROFESSORA: LEIDIMARA DEMOZZI Plano de ensino e aprendizagem “...a relação entre o pensamento e a palavra não é uma coisa mas um processo, um movimento contínuo de vaivém do pensamento para a palavra, e vice-versa. Nesse processo, a relação entre o pensamento e a palavra passa por transformações que, em si mesmas, podem ser consideradas um desenvolvimento no sentido funcional. O pensamento não é simplesmente expresso em palavras; é por meio delas que ele passa a existir.”(VYGOTSKY, 1995) 1.Justificativa A compreensão da língua portuguesa como geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade deve estar sempre presente no ato de elaboração de qualquer proposta de trabalho para as aulas de língua portuguesa, bem como a ideia de que a literatura é portadora de história, valores sociais e humanos. Um trabalho de acordo com essas concepções garantirá aos alunos uma formação linguística escolar que permitirá ao indivíduo organizar seu discurso em qualquer situação comunicativa, bem como interagir na sociedade, através de suas práticas sociais. 2. Objetivos* 2. 1. Objetivos gerais • Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. • Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar. • Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. • Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. 2. 2. Objetivos específicos • Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. • Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais. • Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. • Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. • Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. • Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. • Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. • Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional. • Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. • Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. • Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. • Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. • Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. • Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. • Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. 3. Conteúdos ** 8ª série 1º bimestre • Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos: - Crônica; - Poema; - Resenha. • Análise e reflexão sobre o funcionamento da língua portuguesa, dando ênfase para os seguintes aspectos gramaticais: Fonologia - Fonemas e letras; - Encontros vocálicos e consonantais; - Correções ortográficas. • Figuras de linguagem. • Vocabulário. 2º bimestre • Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos - Conto; - Cartum; - Resenha. • Morfologia - Classes de palavras; - Estrutura das palavras; - Formação das palavras: • Derivação; • Composição • Abreviação vocabular, siglas e onomatopéias. • Ortografia. • Vocabulário. 3º bimestre • Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos - Carta argumentativa; - Debate; - Resenha. • Conjunções. • Orações coordenadas e subordinadas. • Vocativo. • Aposto. • Ortografia. • Vocabulário. 4º bimestre • Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos - A reportagem; - Texto argumentativo-dissertativo; - Charge. • Concordância nominal. • Concordância verbal. • Regência verbal. • Regência nominal. • Ortografia. • Vocabulário. Ensino Médio - Língua Portuguesa e Literatura 1º ano 1º bimestre • Linguagem, comunicação e interação - O código - A língua - As variantes lingüísticas • Introdução à literatura - A natureza da linguagem literária • Introdução aos gêneros textuais - O que é gênero textual? - Os gêneros literários. - Denotação e conotação. • Leitura e análise de textos do gênero notícia. - Características do gênero. • Introdução à estilística: figuras de linguagem. • Exposição oral. • O relatório de experiência científica. 2º bimestre • Gênero fábula. • Gênero poema. • As origens da literatura brasileira. • A Literatura portuguesa: da Idade Média ao Classicismo. • Texto e discurso – intertexto e interdiscurso. • Introdução à semântica - Sinonímia e antonímia. - Campo semântico, hiponímia e hiperonímia. -Polissemia. - Ambiguidade. • O Quinhentismo no Brasil. 3º bimestre • A literatura do Barroco. • Texto de campanha publicitária. • Sons e letras - Fonema e letra; - Dígrafo e dífono; - Classificação dos fonemas; - Sílaba; - Encontros vocálicos e consonantais; - Ortoepia e prosódia. • Ortografia e divisão silábica. • Acentuação gráfica. • O seminário. 4º bimestre • A história social do Arcadismo - A linguagem do Arcadismo. • O debate regrado público. • Estrutura de palavras. • Artigo de opinião. • Formação de palavras. • Debate e artigo de opinião. 2° ano 1º bimestre • -Leitura e produção de contos; • -A Estrutura do conto (elementos da narrativa: enredo, tempo e espaço); • -Contação de histórias; • -Produção de contos (coletânea de contos - produção dos alunos) • -Linguagem do Romantismo: análise de textos; • -Romantismo de Portugal: trecho da obra “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco; • -Romantismo no Brasil; • -As gerações do Romantismo; • -O Ultrarromantismo; • -O Substantivo; • -Uso do hífen de acordo com a nova ortografia; • -O Adjetivo. 2º bimestre • -Leitura e análise de textos jornalísticos – notícia e reportagem ; • -Produção de texto jornalístico: reportagem ( iniciativas de trabalho voluntário na comunidade/ serviço comunitário); • -Relatório de experiência( a partir da atividade prática realizada na oficina do contraturno; • -Romantismo. A prosa • -O romance indianista – fragmento de “O Guarani” de José de Alencar; • -O romance regional – fragmento de “Inocência” de Visconde de Taunay; • -O romance urbano – fragmento de “Memórias de um sargento de Milícias” de Manuel Antônio de Almeida e de “A Moreninha” de Joaquim Manuel de Macedo; • -Leitura e análise literária de uma obra do Romantismo; • -O verbo; • -O advérbio; • -A Interjeição; 3º bimestre • -A sequência tipológica dos textos nos diferentes gêneros (leitura e análise de textos de diferentes gêneros e identificação de sequências tipológicas utilizadas); • - O texto argumentativo • -Retextualização ( gênero notícia em texto de opinião); • -A história e a Linguagem do Realismo, do Naturalismo e do Parnasianismo; • -Fragmentos para análise: “A missa do galo” de Machado de Assis, “ O cortiço” de Aluízio Azevedo e “Vaso Chinês de Alberto de Oliveira”; • -O Realismo em Portugal - fragmento de “O primo Basílio” de Eça de Queirós; • -Realismo e Naturalismo no Brasil • -Machado de Assis – fragmentos de Quincas Borba e Memórias póstumas de Brás Cubas; • -Aluísio Azevedo e Raul Pompéia. • -Leitura e análise literária da obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis; • -Morfossíntaxe; • -Termos ligados ao verbo: objeto direto e indireto e adjunto adverbial; 4º bimestre • -A argumentação nos desenhos de imprensa (charge e tira); • -O texto publicitário ( campanha comunitária); • -Produção de texto de campanha comunitária • -História e Linguagem do Simbolismo; • -O Simbolismo em Portugal – Camilo Peçanha; • -O Simbolismo no Brasil – Cruz e Souza; • -Tipos de Sujeito; • -Vozes do Verbo; • -Termos ligados ao nome: adjunto nominal e complemento nominal; • -Termos ligados ao aposto e vocativo. 3º ano 1º bimestre • Leitura e interpretação de textos. • Gênero memória: características e especificidades do gênero. • O relato mítico: A representação do tempo e do espaço na narrativa mítica. • A literatura do início do século XX em Portugal e no Brasil. • As vanguardas europeias. • Estrutura e formação de palavras. 2º bimestre • O uso do hífen. • A Semana de Arte Moderna. • A primeira fase do Modernismo: Os Andrades. • A micro-história: A caracterização de fatos e circunstâncias na construção da micro-história. • A segunda geração do Modernismo no Brasil – prosa: Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Raquel de Queiroz. • Os gêneros dramáticos. • O teatro no Modernismo brasileiro. • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. 3º bimestre • A segunda geração do Modernismo no Brasil – poesia:Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. • O gênero poesia. • A correspondência formal argumentativa. • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. • Tendências da literatura contemporânea. • Os pronomes e a coesão textual. • Linguagem oral: mesa redonda. • Concordância verbal e nominal. 4º bimestre • O texto dissertativo-argumentativo. • O texto dissertativo-argumentativo: o parágrafo. • Percursos argumentativos e formas de raciocínio:dedução e indução. • Tendências contemporâneas da literatura brasileira. • A argumentação, a modalização e as orações subordinadas substantivas. • Regência nominal e verbal. • Crase. • Semântica e discurso. • Textos não verbais e mistos. 4. Avaliação O processo de avaliação nas aulas de Língua Portuguesa, no ensino Fundamental e Língua Portuguesa Literatura Brasileira, no Ensino Médio, dar-se-á de forma contínua, considerando tanto aspectos quantitativos( notas de provas individuais e em grupo, notas de trabalhos escritos, notas de produções orais e escritas) como qualitativos( freqüência, assiduidade, participação em sala de aula, responsabilidade com materiais e trabalhos) e terá como objetivo uma avaliação formativa, que possibilitará aos envolvidos reflexão sobre práticas e resultados; reflexão essa que resultará sempre em um diagnóstico que servirá como diretriz para redefinição de objetivos e reorganização de planos e estratégias. 5. Referências BRASIL, Orientações curriculares para o Ensino Médio. Secretaria da Educação Básica. Ministério da Educação, Brasília, vo. 1, 2008. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Disponível em : http://www. portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdef/legais. Acesso em 09 de julho de 2010. BRASIL, Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação infantil, Ensino fundamental e Ensino médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998. BRASIL, Referencial Curricular do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf. Acessado em 09 de julho de 2010. CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar – Português Linguagens – Literatura, produção de texto e gramática. São Paulo: Atual Editora, vo. 1 e 2. FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de – Língua Portuguesa: linguagem e interação. São Paulo: Ática, 2010. VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 17. ed. São Paulo: Libertad, 2007.

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