domingo, 26 de outubro de 2008

Atividade de aprendizagem

Lendo o texto literário

Problematização


Os alunos apresentam dificuldade para ler e compreender o texto literário. Existe, portanto, a necessidade de conhecer e entender os aspectos estéticos e as características desse texto.

Objetivos

  • Compreender a plurissignificação da linguagem literária, a partir do conhecimento das figuras estilísticas.
  • Perceber a intertextualidade existente nos textos.
  • Ler e identificar compreensiva e criticamente signos verbais e não-verbais. (Caderno - Diretrizes 3)
  • Entender as idéias ímplícitas nos textos.
  • Praticar a leitura de forma mais prazerosa e produtiva.

Ações

  • Leitura do livro Passarinho me contou - Ana Maria Machado.
  • Contextualização do período literário a partir da leitura de trechos de A carta de Pero Vaz de Caminha.
  • Leitura das poesias A canção do exílio de Gonçalves Dias, Pátria minha de Vinícius de Morais e trechos do Hino Nacional Brasileiro com posterior análise dos aspectos estéticos do texto poético.
  • Seminário sobre o livro Passarinho me contou, destacando o fator intertextualidade e analisando aspectos sociais, políticos, econômicos, históricos e culturais do país.
  • Produção de carta ao presidente da República, contando como está a realidade de sua cidade / região ou descrevendo o Brasil a partir de suas análises, concepções e valores.
  • Produção de paródia da poesia Canção do exílio.

Meios

  • Leituras
  • Pesquisas
  • Debate
  • Análises
  • Diálogo
  • Debate
  • Produção escrita

Avaliação do resultado

Será analisada a mudança de comportamento dos alunos em relação ao texto literário, considerando o envolvimento dos educandos nas atividades e a valorização desse texto a partir do trabalho desenvolvido.

Professoras: Leidimara Demozzi e Nilma Lutz
Série para a aplicação da atividade: 1a série do Ensino Médio

Um comentário:

Azuelc disse...

Professora Leidimara
Grandioso desafio é a proposição feita aos aprendizes; trabalhar os Gêneros Literários através de textos que favorecem a reflexão poética, estética e historicizada do contexto. Certamente mais do que ler é ler para compreender e significar a sua própria existência.
Continue nesse trabalho grandioso de educar personalidades desenvolvendo competências e habilidades cognoscitivas e existenciais.
Sucesso!
Cleusa