terça-feira, 14 de outubro de 2008

Contos da tradição literária

Contos da tradição literária
Das narrativas do cotidiano à produção literária

A leitura de contos da tradição literária, como os de Machado de Assis, por exemplo, deve fazer parte dos programas de leitura do Ensino Fundamental. Sugere-se que o professor de Língua Portuguesa explore os contos machadianos, que constituem um acervo de múltiplas facetas em que variados temas se conjugam à exploração dos recursos da língua, para traduzir uma visão cômica, trágica ou irônica da natureza humana. Essa multiplicidade enriquece a gama de opções do professor, que deverá considerar as peculiaridades de seus alunos para proceder à escolha dos textos. Além disso, a natureza condensada desse gênero permite ao docente fazer a leitura compartilhada com seus alunos, para facilitar a compreensão da narrativa, provocar a participação do grupo e levantar questionamentos que promovam a transferência das significações textuais para a realidade cotidiana. Conseqüentemente, a leitura dos contos torna imprescindível um planejamento prévio do professor. Ele inclui uma escolha criteriosa, o levantamento de questões - oriundas da construção textual - que dinamizem a leitura coletiva, a proposição de atividades de interpretação que explorem aspectos implícitos da narrativa e a discussão sobre a possível transferência de sentidos para o contexto atual. Finalmente, o professor deve estabelecer a correlação do conto, já lido e analisado, com o autor e com o período estético-histórico-cultural para referendar as conclusões a partir de dados extratextuais.

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